Parte das empresas é dividida em departamentos, cada um com suas funções e organogramas. Muita se trabalha para o aumento de receita, vendas e planejamento. Mas já pensou em ter um suporte jurídico adequado e alinhado com a nova economia?
Hoje o advogado atua na parte consultiva e preventiva da empresa. O custo de um processo no Judiciário é alto, e, o tempo que se gasta com isso também. Portanto, a prevenção sai muito mais barato do que as despesas com processos.
O advogado precisa atuar como parceiro do negócio, auxiliando na construção de um modelo sólido e confiável.
A atuação do jurídico inicia na correta constituição da empresa, passando pela construção de processos internos, governança, conformidade com a legislação vigente e aplicável a cada negócio, adequação e elaboração de contratos e recuperação de créditos.
Além disso, as marcas, domínios e questões de propriedade intelectual da empresa precisam ser protegidas corretamente, os créditos precisam ser recuperados, os passivos precisam ser provisionados e os riscos calculados.
Alguns exemplos de assuntos que comumente rondam as empresas e que facilmente são conduzidos pelo advogado:
Contratos mal redigidos ou contratações sem a formalização correta: invariavelmente e na intenção de reduzir custos, alguns empresários acabam caindo no conto do modelo de contrato da internet. Ainda sequer assinam o contrato no momento da aquisição de um produto ou serviço ou mesmo na venda de seu próprio serviço. Certamente, essa falta de zelo, vai gerar um custo alto lá na frente, quando o problema já tiver acontecido: produto não entregue ou o que foi combinado não está por escrito. Tendo um jurídico forte e atuante, as minutas de contrato para o modelo de negócio do empresário estarão prontas para serem utilizadas, os contratos específicos, com cláusulas robustas e eficazes serão elaborados e negociados para a completa proteção do negócio.
Recuperação de créditos tem papel fundamental dentro da empresa: adequar as receitas às despesas para que o negócio cresça é fundamental nos dias de hoje. E o que acontece com àqueles créditos devidos e que não foram pagos pelos clientes? O advogado empresarial atua na recuperação extrajudicial ou judicial desses créditos de forma rápida e eficaz, gerando custo zero ao empresário, mantendo as suas previsões orçamentárias em dia.
Conformidade com as novas leis e governança corporativa: sempre que uma nova lei é publicada, a sociedade empresarial se preocupa em como, eventualmente, se adequar. O jurídico acompanha e monitora as novas regulamentações, promovendo discussões para a adequação da regulamentação ao negócio de forma a minimizar impactos, mantendo e promovendo o valuation da empresa.
Fique atento ao seu negócio. As áreas de vendas e marketing são importantes, mas a forma como tudo isso é feito precisa ser levada em consideração.